Você já sabe que o medo é uma parte natural do desenvolvimento infantil, assim como a diferença entre um medo “normal” e um “excessivo”, e quando procurar ajuda profissional. Hoje, vamos explorar algumas maneiras eficazes de ajudar as crianças a lidar com seus medos. Existem várias técnicas que podemos usar, mas vamos começar com o básico:
Crie um Espaço Seguro para a Criança se Expressar
Pode parecer óbvio, mas é fundamental que os pais construam um ambiente onde o filho se sinta acolhido e confortável para expressar seus sentimentos e medos sem julgamentos. Esse espaço seguro é a base para qualquer intervenção.
Explique sobre as Emoções (Psicoeducação)
Chamamos isso de psicoeducação: ensinar as crianças sobre suas emoções. Especialmente as mais novas, muitas vezes não entendem o que sentem e se expressam da única forma que sabem. É crucial que elas compreendam o que estão sentindo, o nome daquela emoção, o que ela causa e, aos poucos, encontrem maneiras saudáveis de lidar e se expressar.
Exponha a Criança ao seu Medo Gradualmente
Não se trata de jogar uma criança com medo do escuro em um quarto escuro! A ideia é expor a criança ao seu medo de forma gradual e suave. Por exemplo, se uma criança tem medo de palhaços, comece conversando sobre palhaços, em seguida, mostre fotos, depois um vídeo e, finalmente, permita que ela tenha contato com um palhaço de verdade. Todo esse processo deve ser feito com calma, sempre conversando com a criança sobre seus sentimentos e pensamentos em relação ao objeto do medo.
Ensine-o a se Identificar
Se a criança se sente insegura ao sair de casa, ajude-a a decorar o nome completo e um número de telefone de contato. Outra opção é colocar um papel de identificação na roupa ou mochila com o nome da criança, dos pais e um número de telefone. Dessa forma, ela se sentirá mais confortável e segura, sabendo que, se necessário, terá as informações de contato dos pais.
Você conhece alguma outra estratégia eficaz para lidar com o medo em crianças?